sexta-feira, 16 de maio de 2008

Vacinação contra gripe acaba hoje!


Até ontem (15/05), mais de 12 milhões de idosos foram imunizados, segundo o Governo Federal. Dose é gratuita, leva duas semanas para produzir efeito e deve ser tomada todos os anos.

Depois de ter o prazo prorrogado por uma semana, a campanha nacional de vacinação dos idosos contra gripe deve acabar nesta sexta-feira (16). Segundo o Ministério da Saúde, até quinta-feira (15), mais de 12 milhões de brasileiros com mais de 60 anos foram vacinados, o que representa 75,05% de cobertura da população desta faixa etária. A meta do Governo federal é alcançar 80% desse público.

A dose de imunização está disponível nos mais de 65 mil postos de saúde do país. A vacinação é gratuita. Além da gripe, a vacina ajuda a reduzir as complicações decorrentes da doença em idosos.

Clima, dengue e feriado

A campanha deveria ter acabado na sexta-feira passada (dia 9). Segundo a coordenadora do Programa Nacional de Imunizações, Marília Bulhões, o motivo principal para a prorrogação foi a dificuldade que alguns idosos enfrentaram para conseguir a vacina. “O período não foi favorável ao deslocamento da pessoa idosa. Alguns tiveram dificuldade de acesso por causa do clima, com chuvas e ventos”.

A coordenadora também apontou o feriado de 1º de maio e a dengue como obstáculos ao sucesso da campanha. “A dengue atrapalhou à medida que as unidades de saúde ficaram muito envolvidas com a doença.”

Até sexta-feira passada, 30% dos municípios já haviam alcançado a meta do ministério. O Rio Grande do Sul e o Mato Grosso eram os estados com maior percentual de idosos vacinados, 74,35% e 70,14% respectivamente. Rondônia, com 46,89%, é o estado com o menor índice da população idosa vacinada.

Vacina

A vacina contra a influenza (nome usado pelos médicos para identificar a gripe) é produzida com base nos três tipos de vírus da doença que têm maior incidência no Brasil. Essa combinação, segundo o Ministério da Saúde, eleva a capacidade de proteção da vacina, que leva duas semanas para produzir efeito e deve ser tomada todos os anos.

Os vírus presentes na vacina estão mortos e não podem se reproduzir e provocar a doença, o que significa que a vacina não causa gripe. A única contra-indicação é para pessoas alérgicas à proteína do ovo, uma vez que a dose é produzida em embriões de galinha.

De acordo com o Governo federal, pesquisas nacionais mostram que a vacina pode reduzir em mais de 50% casos de doenças relacionadas à gripe nos idosos e, no mínimo, 32% das hospitalizações por pneumonias. Quanto aos óbitos, o percentual de queda varia entre 27% e 30%.

Fonte: Portal G1 - São Paulo

Nenhum comentário:

 
© copyright 2001-2011 – Projeto Integrando Gerações “Informática na Terceira Idade” por Francesco Edson Nogueira
By Templates Mix Total