segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Saiba a importância de manter carteira de identidade atualizada!

Foto do documento deve ser recente, para identificar a pessoa. Recomendação ajuda a evitar problemas burocráticos.

Recomendação é que carteira de identidade tenha foto recente.

Créditos:
Fotografia: Divulgação - TV Globo

Ter a carteira de identidade atualizada é ideal para não enfrentar possíveis problemas burocráticos, segundo informou a assessoria do Instituto de Identificação do Distrito Federal.

Apesar de não ser uma exigência, é recomendado que as pessoas tenham o documento com uma foto que realmente a identifique. Ou seja, não é conveniente que uma pessoa de 40 anos tenha uma carteira de identidade tirada aos 6 anos.

Para quem planeja viajar para países do Mercosul, é recomendado que o documento tenha sido tirado nos últimos dez anos. Em alguns destes países, como Argentina e Chile, o documento equivalente à carteira de identidade tem validade de dez anos e, por isso, na hora de embarcar de volta ao Brasil, o passageiro pode enfrentar dificuldades.

Estudantes que prestam vestibulares ou concursos públicos também são aconselhados a ter uma versão atual, pois o ideal é que apresentem um documento que os identifique. O mesmo também vale para quem tira a Carteira Nacional de Habilitação. O instituto ressalta que não são exigências e, sim, recomendações.


Documentação

Para quem deseja tirar a primeira via do documento, é necessário levar a certidão de nascimento original (ou cópia autenticada em cartório) ou do último estado civil e três fotos recentes e iguais, em tamanho 3x4.

Já quem precisa tirar a segunda via da carteira de identidade, precisa apresentar um documento que tenha nome completo e filiação. Além disso, deve levar duas fotos recentes e iguais, em tamanho 3x4.

De acordo com o Instituto de Identificação, o local e o valor da taxa para emissão do documento varia em cada estado do Brasil.


Saiba mais...

Veja como será o novo modelo de carteira de identidade no país. Novidade ainda depende de aprovação para entrar em vigor a partir de 2009. Novo modelo reúne informações pessoais, número de CPF e de título de eleitor.



Novo documento não é obrigatório, segundo a Polícia Federal



Governo estima cadastrar 150 milhões de pessoas em nove anos

Créditos:
Fotografias: Divulgação - Polícia Federal

A nova carteira de identificação, apresentada pelo Ministério da Justiça (MJ) e pela Polícia Federal (PF) ainda depende da aprovação de um decreto para entrar em vigor a partir de 2009. O RIC (Registro de Identidade Civil) não será obrigatório.

Segundo a PF, o novo documento tem modernos itens de segurança, como fundos complexos, tintas e efeitos ópticos especiais, além de chip que armanezará dados dos cidadãos.

O RIC foi instituído pela Lei 9454/1997. A proposta é unificar o cadastro de identificação estaduais e federal. O Instituto Nacional de Identificação (INI) será comunicado de todo e qualquer registro de indivíduo.

Assim que for implementado o RIC, a previsão é de que os 4.375 postos de identificação sejam equipados. Isso vai permitir o cadastro de 20 mil pessoas por dia.

A partir do terceiro ano do projeto, 80 mil pessoas poderão ser cadastradas a cada dia, com meta de 20 milhões por ano. Ao longo de nove anos serão cadastradas 150 milhões de pessoas.

Os estados vão passar a identificar as pessoas com foto digital e impressões digitais tiradas na hora. O Sistema Automatizado de Identificação de Impressões Digitais (AFIS) foi comprado em 2004 e custou cerca de US$ 35 milhões.

Fonte: Portal G1, em São Paulo.


Mais informações publicadas sobre a nova carteira de identidade...

Governo estuda um novo modelo de carteira de identidade. A proposta é unificar o documento e fazer um cadastro único. Novo modelo reúne informações pessoais, número de CPF e de título de eleitor.

O governo estuda um novo modelo para as carteiras de identidade que devem ser adotadas a partir de janeiro do ano que vem. A proposta é unificar o documento e fazer um cadastro único para evitar que a pessoa consiga tirar uma identidade diferente em outro estado.

O estado da Guanabara acabou há 33 anos. Mas até hoje a aposentada Neli Nogueira Campos usa a carteira de identidade emitida lá em 1964. Só procurou o posto de identificação em Brasília porque vai viajar para a Argentina. “Nós vamos viajar em dezembro e a Argentina exige que a identidade tenha menos de dez anos”, disse.

Todos os dias muita gente que tem carteira de identidade de outros estados vem aqui para tirar o documento de novo. E ao posto não cabe questionar. “As pessoas que vem até aqui são atendidas, não há nenhum impedimento, não há nada que os impeça, não há uma lei que diga que eles não possam vir até aqui fazer, então eles vem e são atendidos”, disse Etiene da Costa, gerente do Posto de Identificação do Distrito Federal.

Mas a partir do ano que vem isso vai mudar. Os estados vão passar a identificar as pessoas com foto digital e impressões digitais tiradas na hora. Nada mais de pintar os dedos. É como já são feitos os passaportes.

A polícia federal aprovou esse modelo de cartão de identidade. Ele reúne todas as informações pessoais, mais número de CPF e de título de eleitor armazenados num chip. E há outros itens de segurança como a marca d’água e a maneira como os dados serão inscritos no cartão.

Todos os estados vão passar a ter os mesmos equipamentos para emitir a identidade e os dados essenciais serão mandados para formar o cadastro nacional único. Sempre que alguém for tirar o documento, os institutos de identificação estaduais farão uma consulta on line a essa central para que cada brasileiro tenha apenas um número de identidade.

O Ministério da Justiça coordena a implantação do sistema de registro único de identidade civil. A mudança será feita ao longo de nove anos. 150 milhões de brasileiros devem trocar a identidade. Uma das principais vantagens é evitar fraudes.

Fonte: Portal G1, em Brasília, com informações do Jornal Hoje.

Nenhum comentário:

 
© copyright 2001-2011 – Projeto Integrando Gerações “Informática na Terceira Idade” por Francesco Edson Nogueira
By Templates Mix Total