segunda-feira, 14 de julho de 2008

Erva Mate: poderosa arma contra o envelhecimento!









Uma pesquisa científica recente demonstrou que a erva mate é uma poderosa arma contra o envelhecimento.

Com mais de duas dezenas de minerais e vitaminas em sua composição, a erva mate tem poderes de rejuvenescimento porque inibe a destruição do colágeno.

Além disso, a erva-mate possui saponinas que aumentam a defesa do organismo, mantendo-o mais preparado para combater as infecções.

Considerada o novo chá verde, a erva mate pode ser usada em prol da saúde e beleza com a vantagem de que é uma matéria-prima comum na região Sul do Brasil e, portanto não precisa ser importada.

Para encontrá-la é só ir ao mercado mais próximo e comprar em forma de chá ou erva preparada para chimarrão e tomar.

Utilizando o extrato da planta desde 2004 a EssenciAll Brasil desenvolveu a primeira linha brasileira de produtos cosméticos completamente naturais com base na erva mate.

São sabonetes, loções hidratantes, óleo bi-fásico, shampoo, condicionador, cremes, gel pós-barba e água perfumada que promovem a saúde a partir dos benefícios da erva mate.

Na constituição química da erva-mate, aparecem:

Alcalóides (cafeína, metilxantinas, teofilina e teobromina), taninos (ácidos fólicos e cafeico), vitaminas (A, Bi, B2, C e E), sais minerais (alumínio, cálcio, fósforo, ferro, magnésio, manganês e potássio), proteínas (aminoácidos essenciais), glicídios (frutose, glucose, rafinose e sacarose), lipídeos (óleos essenciais e substâncias ceráceas), além de celulose, dextrina, sacarina e gomas.

Assim, considera Kaspary, `a erva- mate é considerado um produto completo, pois contém quase todos os nutrientes necessários ao nosso organismo`.

Também é extenso o rol de propriedades terapêuticas da erva-mate, de modo especial em razão da presença de alcalóides, como a cafeína, na sua composição.

A erva-mate contém altas proporções de vitamina E, efetiva na regulação das funções sexuais, além de ser um elemento indispensável para a pele. As análises feitas com as folhas de erva-mate mostram que esta planta possui vitaminas, aparecendo em maior escala as do complexo B; possui também cálcio, magnésio, sódio, ferro e flúor, minerais indispensáveis a vida.

O extrato da planta é composto por ativos fitoquímicos como: alcalóides, saponinas, polifenóis, minerais, proteínas e aminoácidos. Os alcalóides (metilxantinas) aumentam a circulação sanguínea, o que auxilia no tratamento da celulite e das gorduras localizadas.

As saponinas apresentam ação detergente e emulsificante, proporcionando uma limpeza suave da pele, além de ser bactericida, emulsificante e antioxidante.

Os polifenóis possuem atividade antioxidante, por isso auxiliam no combate ao envelhecimento precoce da pele, e também têm ação adstringente e cicatrizante. Os minerais, proteínas e aminoácidos dão vitalidade e proteção aos cabelos.


Fonte: Site www.biabrasil.com.br

Nenhum comentário:

 
© copyright 2001-2011 – Projeto Integrando Gerações “Informática na Terceira Idade” por Francesco Edson Nogueira
By Templates Mix Total